Cirurgia Plástica abdominal - Abdominoplastia - dicas











Cirurgia plástica abdominal


Cirurgia plástica abdominal - mulher exibindo sua barriga


A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-o(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento.
Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes, por ocasião da consulta inicial:


1)
· P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL - DERMOLIPECTOMIA?

· R: Haverá uma redução no peso corporal que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros. Os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. Quando o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que “excesso de gordura” em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirão



2)

· P: A CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?


· R: A cicatriz resultante de uma dermolipectomia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho e infalivelmente passará por vários períodos de evolução, como se segue:
 

a-PERÍODO IMEDIATO

Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b-PERÍODO MEDIATO

Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes.

Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais



c-PERÍODO TARDIO

Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.


3)
· P: EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

· R: Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente.
· Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o decorrer dos meses vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses de pós-operatórios.



4)
· P: É VERDADE QUE SERÁ FEITO UM UMBIGO NOVO?

· R: Não. O seu próprio umbigo é utilizado. Existirá uma cicatriz circundando o umbigo.








5)
· P: A DERMOLIPECTOMIA CIRURGIA ABDOMINAL CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?

· R: Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

A dermolipectomia abdominal não diminui a espessura da gordura que ficará constituindo o novo abdome, porém uma lipoaspiração após 6 a 12 meses poderá ser realizada visando deixá-lo mais magro.



6)
· P: QUAL O TIPO DE MAIÔ DE BANHO QUE PODEREI USAR, APÓS A CIRURGIA?

· R: O tipo de maiô dependerá exclusivamente de seu próprio manequim. É claro que os decotes inferiores mais "generosos" ficarão por conta dos casos em que os resultados sejam mais naturais (tangas).



7)
· P: PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?

· R: Sim. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado. Aconselhamos entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.










8)
· P: OUVI DIZER QUE O PÓS-OPERATÓRIO DA DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL É MUITO DOLOROSO. É VERDADE?

· R: Não. Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor. O desconforto maior acontece nos primeiros 3 dias.



9)
· P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

· R: Raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Riscos de infecção, hemorragia, hematomas, necroses, tromboembolismo, são inerentes a qualquer ato cirúrgico. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.



10)
· P: QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?

· R: Anestesia peri dural ou raqui



11)
· P: QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

· R: Em média 2 a 3 horas.



12)
· P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

· R: 01 dia (evolução normal).



13)
· P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

· R: Sim. Os curativos são retirados após 24 hs.



14)
· P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

· R: Geralmente após 15 dias.



15)
· P: QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

· R:Após 24 hs da cirurgia.



16)
· P: QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?

· R: Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia do abdome deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 aos 18 meses. Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a “eliminação de razoável quantidade de líquido amarelado” por um ou mais pontos da cicatriz. Este fenômeno é chamado de “lipólise” e nada mais é do que a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz que está sendo eliminada, sem que isso venha a se constituir como complicação.Geralmente são colocados drenos para evitar o acúmulo deste líquido. Quando este líquido forma uma coleção, chamamos de seroma, que pode ser diminuído de tamanho com as drenagens linfáticas e puncionado (sem dor) posteriormente



RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL - DERMOLIPECTOMIA

A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

1) Comunicar-se conosco até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, indisposição, etc.

2) Internar-se no hospital indicado, em jejum de 8 hs, inclusive de água, obedecendo ao horário de internação.

3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas, na véspera da cirurgia.

4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

5) Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 semanas.


B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

1) Evitar esforços por 15 a 30 dias.

2) Retirar os curativos no segundo dia e tomar banho completo.

3) Andar ligeiramente curvada, por um período de 15 dias.

4) Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.

5) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco quaisquer dúvidas.

6) Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe se isto lhe ocorrer. É a “lipólise”, que não significa absolutamente complicação.

7) Alimentação normal

8) Utilizar a cinta recomendada por 30 dias, retirando-a apenas para o banho

9) Iniciar as drenagens linfáticas após 7 dias.











início

 
Topo da página