Cirurgia estética de redução das mamas mastoplastia





início




Cirurgia estética de redução das mamas e correção de flacidez


Cirurgia Estética de redução das mamas imagem de uma mulher linda


É uma das mais comuns, dentre as cirurgias estéticas, pois, além de ser indicada para melhorar o aspecto estético da mama, também é indicada como prevenção de problemas causados por mamas muito grandes.
As perguntas mais freqüentes sobre esta cirurgia são:



01)
· P: A CIRURGIA ESTÉTICA DE REDUÇÃO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
· R: Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas (em “T”, em “L”, “I”, periareolar, etc.). Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:



a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.



b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho”para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.



c- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.



02)
· P: ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
· R: Poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Existem vários tipos de cicatrizes, dependendo do tipo da mama, tamanho e quantidade de pele a ser retirada. Após a consulta poderei propor a cicatriz em ”L”, em “I”, “periareolar” ou “T” invertido.




03)
· P: OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS. POR QUE ISSO ACONTECE?
· R: Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial hipertrófica.



04)
· P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
· R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.



05)
· P: COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
· R: As mamas podem ter seu volume reduzido, se este for o caso, ou apenas ser remodelada através da cirurgia; entretanto, “as novas mamas” passam por vários períodos evolutivos:



a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste período, apesar das mamas apresentarem-se com seu aspecto bem melhorado, sua forma ainda está aquém do resultado planejado, pois, até que se atinja a forma definitiva, surgem “pequenos defeitos” (inevitáveis em todos os casos), que tendem a desaparecer com o decorrer do tempo. Lembre-se desta observação: Geralmente nenhuma mama fica "perfeita" no pós-operatório imediato..



b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 8º mês. Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva .É comum neste período uma certa insensibilidade ou hipersensibilidade do mamilo.



c) PERÍODO TARDIO: Vai do 8º ao 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). Tem grande importância, no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas. É neste período que costumamos fotografar os casos operados, afim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente.




06)
· P: EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
· R: Somente entre o 12o e 18º mês



07)
· P: NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
· R: O resultado, poderá ser preservado, desde que controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema, em caso de nova gravidez. Quando se tratar de mamas muito grandes, que foram reduzidas acentuadamente, a lactação poderá ficar prejudicada. Em casos de pequenas e médias reduções a lactação geralmente é preservada.



08)
· P: O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DE REDUÇÃO DAS MAMAS É DOLOROSO?
· R: Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias.



09)
· P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
· R: Raramente a cirurgia plástica mamária sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública.



10)
· P: QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
· R: Peri-dural alta ou local com sedação assistida



11)
· P: QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
· R: Dependendo de cada tipo de mama, a média é de 3 horas.



12)
· P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
· R: Geralmente 12 horas.



13)
· P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
· R: Sim. Curativos adaptados a cada tipo de mama que são retirados após 24 hs, e um soutien adequado para o pós-operatório por 30 dias



14)
· P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
· R: São retirados em torno de 7 a 15 dias, sem maiores incômodos.



15)
· P: QUANDO TOMAREI BANHO COMPLETO?
· R: Após 24 hs



16)
· P: QUANDO PODEREI RETORNAR A MINHA GINÁSTICA?
· R: Geralmente após 30 dias.



RECOMENDAÇÕES SOBRE A

CIRURGIA ESTÉTICA DE REDUÇÃO DAS MAMAS


a) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe ou indisposição

2) Internar-se no hospital indicado, em jejum de 8 hs, inclusive de água, obedecendo ao horário previamente marcado.

3) Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

4) Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.



b) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS:

1) Evite esforços nos 15 primeiros dias.

2) Não movimente os braços em excesso.

3) Não se exponha ao sol por 3 meses

4) Siga rigorosamente as prescrições médicas.

5) Alimentação normal

6) Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.

7) Use o soutein recomendado por 30 dias

8) Evite dormir de lado por 30 dias

9) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas dúvidas.







ir para início


 
Topo da página